Conselho Regional de Estatística da 4º Região

Nota de repúdio - 18/05/2015

O Conselho Regional de Estatística da 4ª Região repudia e deplora veementemente os termos depreciativos utilizados contra a Ciência Estatística pelo colunista do jornal Correio do Povo, Juremir Machado da Silva.

Neste ano de 2015, a regulamentação da profissão de Estatístico completa 50 anos no Brasil, tendo, nesta trajetória, trilhado um longo caminho na construção do conhecimento a partir de sólidas bases quantitativas e teóricas, o que faz com que esta ciência, por sua imparcialidade e seriedade, esteja sempre presente nas mais diversas pesquisas científicas e trabalhos de todas as outras áreas do conhecimento. Para exercer a profissão de Estatístico é necessário concluir a Graduação em Estatística, onde os futuros profissionais aprendem técnicas de amostragem, planejamentos de experimentos, teoria da probabilidade e de análises estatísticas.

Afirmar que “a economia e a estatística são ciências gastronômicas e de alfaiataria: tem para todos os gostos e medidas” é um enorme desrespeito aos profissionais destas áreas e demonstra desconhecimento sobre o assunto sobre o qual se propôs a falar. O Conselho Regional de Estatística da 4ª Região, como órgão fiscalizador da Profissão de Estatístico, reafirma sua posição na defesa da Ciência Estatística, das boas práticas profissionais e na fiscalização firme para que a Estatística siga sendo reconhecida pela sociedade por sua neutralidade e objetividade.

Av. Vigário José Ignácio, 371/803. Porto Alegre-RS