Conselho Regional de Estatística da 4º Região

Carta de apoio à FEE - 23/11/2016

Segue abaixo a carta enviada aos Deputados Estaduais, se opondo à extinção da FEE - Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser

Prezados(as),

Tempos difíceis demandam clareza para diagnosticar e coragem para agir. Nesse contexto, o Conselho Regional de Estatística da 4.a Região (CONRE 4) posiciona-se contrário à proposta de extinção da Fundação de Economia e Estatística (FEE), instituição que atua no fornecimento de subsídios para processos de planejamento, monitoramento e avaliação de tomadas de decisão, tanto no setor público quanto no privado.

A nova economia percebe o conhecimento como seu novo e crucial fator de produção. Nela, o conhecimento torna-se um ativo, foco de investimentos e de incentivos para constante produção, manutenção, utilização e inovação. Por ser intangível, entretanto, a magnitude do valor desse conhecimento é, por vezes, pouco ou imprecisamente percebida.

A FEE é fonte de matéria-prima para construção de conhecimento e inteligência, possuindo o maior acervo de dados, estatísticas, análises e estudos socioeconômicos sobre o Rio Grande do Sul. Representa um patrimônio científico que é ativo de alto valor para o Estado, com a credibilidade e o respaldo de um nome construído por mais de quatro décadas, sustentado por um quadro de funcionários de alta qualificação e reconhecido por estar no patamar das instituições de pesquisa que são referência no país.

Sua extinção significa romper um sistema regional de estatísticas, dissolver o conhecimento consolidado e interromper a distribuição de importante ferramental aos que pensam e atuam no desenvolvimento socioeconômico da população Gaúcha, com consequências que trazem danos irreparáveis.

Com a convicção de que instituições produtoras de estatísticas públicas e oficiais necessitam de estabilidade, independência e autonomia na concepção de seus produtos, o CONRE 4 repudia a extinção da FEE e apela ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul para que retire esta proposta do pacote de reforma do Estado.

Rodrigo Coster
Presidente

Av. Vigário José Ignácio, 371/803. Porto Alegre-RS